O papel da dieta na Saúde Bucal, Dentari Odonto Clínicas

O papel da dieta na Saúde Bucal

O papel da dieta na Saúde Bucal, Dentari Odonto Clínicas

O papel da dieta na Saúde Bucal

Sua dieta influencia sim na saúde bucal

Mudar seus hábitos alimentares pode ajudar a reduzir o risco de cáries.

A edição de dezembro de 2010 do Journal of American Dental Association enfatiza que uma dieta balanceada é importante para manter o sorriso saudável.

As cáries são causadas pela placa bacteriana – uma camada fina de bactérias que reveste os dentes. Depois de comer ou beber, as bactérias da placa consomem o açúcar que está nos dentes e produzem ácidos que enfraquecem o esmalte dos dentes. Quanto mais você consome alimentos e bebidas que contêm açúcar, maior é o risco de desenvolver a placa que, por sua vez, provocará cáries. A melhor maneira de proteger os dentes da placa é controlar a quantidade de açúcar da sua dieta.

Quase todos os alimentos, incluindo leite e legumes, contêm algum tipo de açúcar, mas para ajudar a controlar a quantidade de açúcar que você consome, leia os rótulos dos alimentos e escolha alimentos e bebidas com baixo teor de açúcar adicionado. Açúcares adicionados geralmente estão presentes em refrigerantes, doces, biscoitos e assados.

Para combater isso, é importante escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia e usar o fio dental entre os dentes. Quando se forma nos dentes, a placa pode causar sangramento ou inchaço das gengivas – que, se não for tratado, pode causar a doença da gengiva e a perda de dentes.

Se a sua dieta não incluir certos nutrientes, será mais difícil combater infecções bucais. A má nutrição não causa doença da gengiva (doença periodontal) diretamente, mas muitos pesquisadores acreditam que a doença progride mais rapidamente e pode ser mais grave em pessoas com dietas pobres em nutrientes.