Flúor e sua importância

Flúor e sua importância

O flúor é um dos métodos mais empregados na prevenção da cárie

O que é Flúor?
O flúor é um mineral natural encontrado em toda a crosta terrestre e largamente distribuído pela natureza. Alguns alimentos contêm flúor, assim como a água fornecida por algumas empresas de serviço público.

O flúor é geralmente adicionado à água potável para ajudar a reduzir a incidência de cáries nos dentes. Na década de 30, pesquisadores encontraram pessoas que cresceram bebendo água naturalmente fluoretadas. Desde então, os estudos têm mostrado repetidamente que quando o flúor é adicionado ao suprimento de água da comunidade, a incidência de cárie diminui. A Associação Brasileira de Odontologia, a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde, dentre muitas outras organizações têm endossado o uso de flúor nos suprimentos de água, devido ao seu efeito preventivo contra a cárie.

O flúor ajuda a fortalecer o esmalte dentário do processo de desmineralização, ou seja, a perda de minerais, por conta dos alimentos ácidos, como vinagre, suco de laranja, refrigerante, entre outros, que consumimos no dia a dia.

EXCESSO PODE FAZER MAL?
Para fazer bem aos dentes o flúor precisa ser usado da forma e com a quantidade corretas. Utilizado em grande quantidade ele pode, sim, causar a chamada fluorose dentária. Esse é um processo que causa má formação do esmalte dental em crianças por excesso de flúor e que ocorre no período de desenvolvimento dos dentes. Nos casos mais leves, a fluorose se apresenta na forma de manchas mais brancas sem brilho no esmalte do dente. Nos casos mais severos, é uma coloração acastanhada e o esmalte fica bem poroso e sem resistência tornando-se mais frágil.

QUAL É A QUANTIDADE IDEAL POR DIA?
A água encanada contém flúor e já contribui no seu dia a dia, além dos alimentos e chás. Mas o creme dental com flúor é muito eficaz para manter estabilidade na flora bucal, deixando seus dentes fortes e seguros. Estudos comprovam que ao escovar os dentes regularmente com pasta fluoretada você melhora o padrão de saúde da boca.

Como saber se estou recebendo quantidade suficiente de flúor?
Se a água que você bebe contiver flúor, então somente a escovação regular utilizando um creme dental com flúor será suficiente para adultos e crianças com dentes saudáveis, com um baixo risco de cáries.

Se a água que você consome vier de uma rede pública de abastecimento, você poderá saber se ela contém flúor ligando para a empresa de água local. Se a sua água vier de um poço particular, você poderá analisá-la em um laboratório de teste ambiental independente e que ofereça este tipo de serviço.

Santos

Av.Dona Ana Costa, 464 Gonzaga

São Vicente

Rua João Ramalho, 803 Salas 64/65 - Centro

Telefones

Santos: (13) 3307-4900
São Vicente: (13) 3467-1079

Funcionamento

Seg - Sex: 8h - 18h
Precisa de ajuda?