Alguns sinais que a gengivite evoluiu para uma periodontite, Dentari Odonto Clínicas

Alguns sinais que a gengivite evoluiu para uma periodontite

Alguns sinais que a gengivite evoluiu para uma periodontite

O estágio mais grave é a periodontite, em que as bactérias acumuladas na boca devido à má escovação se calcificam nos dentes, formando o cálculo dental. Além de produzir irritação, ele propicia o acúmulo de mais placa bacteriana, em um círculo vicioso, Essas bactérias passam então a destruir as estruturas que sustentam os dentes, começando pela gengiva e chegando até os ossos.

Quando a doença chega a esse ponto, nem sempre é possível reverter os danos já causados. Portanto, veja alguns sintomas de que a gengivite (estágio inicial da doença) evoluiu para uma periodontite:

1. Amolecimento e queda dos dentes

As bactérias da placa bacteriana e do cálculo dental, também conhecido como tártaro, agem necrosando o dente.

Se a ação das bactérias não for parada quando chega a esse ponto, o dente pode cair. O amolecimento dos dentes causado pela periodontite pode se assemelhar em sensação à queda de um dente de leite. No entanto, o dente de leite realmente não tem grandes ligações com a gengiva, já que ele é feito para cair. Já o dente permanente é ligado à arcada dentária através de ossos e ligamentos, o que torna sua queda algo muito mais grave.

2. Aumento da sensibilidade

Além de causar uma mudança na aparência dos dentes, a retração gengival causa outros tipos de consequência. Quando ela está exposta, acaba causando sensibilidade a alguns fatores externos, como alimentos quentes, gelados ou ácidos.

3.Dores

As dores não são tão comuns na periodontite, mas podem aparecer. “Normalmente a sensibilidade, aliada ao acumulo de resíduos e pus nas bolsas periodontais podem causar essa dor.

4.Mau hálito

A periodontite pode ser classificada como um acúmulo de grande quantidade de bactérias na boca, que ao realizarem a decomposição dos resíduos de alimento causam um mau odor. Isso, aliado ao cheiro do sangramento e o pus gengival, ocasionado pela inflamação, pode provocar halitose (mau hálito).

Prevenção
Prevenir a periodontite é fundamental, pois quanto mais ela destrói os ossos e ligamentos dos dentes, mais difícil de reverter ela se torna. No entanto, a doença periodontal sempre começa como uma gengivite, que é quando as bactérias começam a se acumular na superfície dos dentes devido à má escovação, formando o chamado biofilme dental (popularmente conhecido como placa bacteriana).

Escovação é fundamental

Além disso, a escovação adequada é o mais indicado para prevenção da gengivite e periodontite. O mais indicado é usar a escova com cerdas planas e macias. A escovação da língua deve ser feita com a mesma escova.
Muito importante passar visitar seu dentista a cada 6 meses.

Fonte: Saúde bucal Minha Vida