Cárie dentária, como tratar?

Cárie dentária, como tratar?

A cárie dental é um processo que envolve um equilíbrio da perda de minerais e a substituição de um dente com o passar do tempo como resposta aos ataques diários com ácido resultantes do consumo de alimentos. As cáries e o processo de decomposição podem ser prevenidos, trabalhando de perto com seu profissional da odontologia e acompanhando suas indicações e recomendações.

O que é a cárie dentária?

A formação da cárie dentária, ou “cavidades”, envolve três fatores principais:

  1. Os alimentos ou bebidas ingeridas
  2. As bactérias na placa
  3. Seu atual estado de saúde oral.

Geralmente, os resíduos de tudo o que comemos diariamente ficam depositados sobre a parte superior dos molares. Se não nos higienizarmos, estes resíduos se acumulam e decompõe, dando lugar às bactérias. As crianças são mais propensas a sofrer com esta situação por consumir muitos doces, entretanto, os adultos nem sempre mantêm uma boa higiene bucal e acabam também sofrendo com essa condição.

QUAIS AS REGIÕES MAIS COMUNS PARA SE TER CÁRIE ?
Podemos ter a presença de cáries em todas as regiões do dente.

1) Cárie coronária – Tipo mais comum. Ocorre em todas as faixas etárias. Presente na região de coroa do dente ou entre eles. Afeta, tanto o esmalte como a dentina.

2) Cárie radicular – É a lesão que acomete a raiz do dente. Quando a gengiva retrai ( desce ) e parte da raiz fica exposta. Essa região é muito menos protegida que a coroa dentária por não ter esmalte. Assim, quando se tem cárie nessa região, sua progressão é muito mais rápida.

COMO É FEITO O TRATAMENTO DA CÁRIE?

O tratamento, feito pelo dentista, consiste em primeiro detectar aonde esta localizada a cárie.

Depois temos que analisar o tamanho dessa lesão para saber como vamos abordar esse tratamento. Por exemplo, essa cárie esta próxima do nervo do dente, teremos que realizar o tratamento endodôntico.

A maneira mais simples para esse tratamento é limpar todo o tecido dentário comprometido para depois restaurar a região, restabelecendo o formato normal do dente.

Como prevenir a cárie dentária?

1. Escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, ou sempre que possível após as refeições. A escovação a noite é de extrema importância.
2. O uso do fio dental também é muito importante para terminar de retirar o alimento que fica “preso” entre os dentes, onde as cerdas da escova não conseguem chegar. Uma vez ao dia é suficiente, sempre e quando comer durante a noite.
3. Melhore seus hábitos alimentares.
4. Troque a escova de dentes sempre.
5. Faça uma limpeza profissional periodicamente.

Agende sua avaliação na Dentari Odonto Clínicas, anestesia sem agulha, implantes em 28 dias, odontopediatria, clareamento dental, tratamento humanizado, profissionais altamente qualificados. Aqui você pode.

Dentari São Vicente: (13) 3467- 1079 Whats: (13) 98227-3856.

R. João Ramalho, 803 Salas 64 e 65 – Centro.

Dentari Santos: (13) 3307-4900 ou Whats 13 98107-1826.
Av. Ana Costa 464 – Gonzaga.

Santos

Av.Dona Ana Costa, 464 Gonzaga

São Vicente

Rua João Ramalho, 803 Salas 64/65 - Centro

Telefones

Santos: (13) 3307-4900
São Vicente: (13) 3467-1079

Funcionamento

Seg - Sex: 8h - 18h
Precisa de ajuda?